“Licença para economizar energia” em mais de 3.000 metros

O restaurante de design ice Q situa-se no pico de Gaislachkogl, na estância de esqui austríaca de Sölden. É famoso por ser o ponto de partida de espetaculares cenas de perseguição no filme de James Bond, “Spectre”. O edifício, construído em permafrost e oferecendo uma visão panorâmica de 360 graus, apresenta uma solução de automação da SAUTER para uma incrível eficiência energética.

"Licença para economizar energia" em mais de 3.000 metros

Os esquiadores deixaram seus rastros nas encostas cobertas de neve de Sölden, na Áustria, por mais de 100 anos. Durante este período, a antiga aldeia de montanha tornou-se um destino de desportos de inverno nos Alpes, com acomodações exclusivas e sistemas de elevadores de última geração. Na década de 1960, engenheiros começaram a desenvolver a área no pico Gaislachkogl, de 3,056 metros de altura. Cerca de 50 anos depois, para atender às demandas crescentes do turismo e impressionar com algo único, Sölden atualizou o teleférico e substituiu o antigo restaurante da cúpula. Um bloco de gelo por excelência Em apenas seis meses, o novo edifício espetacular do destino - o evocativamente chamado “gelo Q” - subiu rapidamente no local rochoso a um custo de aproximadamente € 4,5 milhões. O edifício, visualmente reminiscente de uma pilha de blocos de gelo, inclui um restaurante para mais de 200 pessoas e um terraço panorâmico. Graças à enorme fachada de vidro, os hóspedes também podem desfrutar do deslumbrante panorama de 360 ​​graus

 

da paisagem alpina de Ötztal, no conforto do interior do edifício. Desafiado com condições incomuns e extremas de temperatura, esse desenvolvimento exigiu sólida expertise técnica em toda a construção. A essa altitude, o subsolo está congelado o ano todo. Fundações flexíveis impedem a subsidência e impedem que o edifício se mova no solo gelado. O prazo extraordinariamente curto também significou que a SAUTER teve que retirar todas as paradas. A equipe, portanto, às vezes trabalhava em turnos. Resfriamento no inverno A construção especial do gelo Q resulta em mais energia de resfriamento sendo necessária do que o calor - mesmo durante o inverno. Isso, por exemplo, impede o derretimento do solo. Para garantir que a estrutura rochosa permaneça congelada durante todo o ano, um canal subterrâneo de 500 metros de comprimento, com ventilação traseira instalada.

"Licença para economizar energia" em mais de 3.000 metros

A SAUTER foi encarregada de regular todo o sistema usando um moderno sistema de automação predial. Isso significa que o gelo Q é aconchegante por dentro, enquanto a temperatura do ar de extração do restaurante nunca excede 5 ° C. O software de visualização, SAUTER moduWeb Vision, permite que os operadores monitorem todos os equipamentos 24 horas por dia. O software compatível com BACnet / IP consolida os dados de todos os componentes de aquecimento, refrigeração e ventilação e garante uma operação suave - mesmo com temperaturas ambiente extremamente alteráveis. Um sofisticado sistema de recuperação de calor, protegendo o buffer e usando o próprio calor da instalação e controlado pela solução de automação da SAUTER, também aumenta a eficiência energética do restaurante de forma sustentável. 007 no gelo Q A arquitetura futurista do edifício de vidro, visível de longe, é hoje inquestionavelmente o destaque da região de esqui local. Não é surpresa, então, que o diretor Sam Mendes e sua equipe tenham escolhido o local como impressionante para o filme de James Bond, “Spectre”. Convertido na clínica do adversário de Bond, Ernst Stavro Blofeld (Christoph Waltz), o gelo Q foi o ponto de partida para cenas de perseguição cheias de ação através de campos nevados e do túnel das geleiras vizinhas.